Passe no ENEM com tempo de preparo
O ano letivo já começou em praticamente todas as escolas do Maranhão, e esta é uma oportunidade de, também, iniciar a preparação paro o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conforme o portal Uol Educação, apesar de faltarem cerca de nove meses para o exame, as provas devem ser aplicadas entre o final de outubro e início de novembro – e estudar com antecedência é uma estratégia para sair na frente na corrida por uma vaga no ensino superior.
Segundo um estudo divulgado, em janeiro de 2013, pela publicação científica Psychological Science in the Public Interest, que analisou dez técnicas de estudo para definir quais geram os melhores resultados, hábitos como grifar textos ou fazer resumos, por exemplo, têm pouca eficácia na hora dos estudos. De acordo com a análise, as técnicas mais úteis são a realização de testes práticos, como os simulados, e cronograma de estudos, para não deixar tudo para última hora.
A antecedência nos estudos e responder exercícios são os principais fatores atribuídos pelo estudante de medicina, Gabriel Santana Machado, para sua admissão no curso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), quando ainda cursava o 2ª série do Ensino Médio (EM). “Eu diria que minha preparação para o ENEM, vem desde que eu comecei a estudar na escola Upaon-Açu, no 5º ano do Ensino Fundamental I. Lá, tive uma equipe de professores muito boa, mas aí vem a questão individual. Cada aluno tira, à sua maneira, o melhor proveito desta equipe. Quando fiz o exame, foi por teste, então não seguia um cronograma próprio para o vestibular, fazia apenas aquilo que deveria fazer, aprender”, acrescenta.
Gabriel destaca que não é tão difícil atingir a meta almejada no vestibular o principal é começar o quanto antes para não se sentir pressionado e poder se divertir. “Brinco sempre dizendo que não me preparei, porque tudo que fiz foi estudar o conteúdo da escola. Todo dia, assim que chegava, eu estudava, respondia os exercícios do livro e, quando sentia dificuldade, ia atrás de mais. E nunca deixei de me divertir. Todo final de semana saía com os meus amigos. Por isso, para mim, o ideal é a preparação ao longo dos anos e não apenas na 3ª série do EM, pois o tempo é bem mais curto e fica mais difícil de sobrar tempo para o lazer”, conclui.
Para os vestibulandos que começaram a estudar agora, ao entrar no último ano do EM, Gabriel acrescenta que não é tarde para conquistar a vaga no ensino superior. “É possível ter uma boa colocação e passar no curso de sua preferência. Conheço algumas pessoas que começaram a se dedicar mais na 3ª série do EM e conseguiram. É só um pouquinho mais difícil. Então, estudem mais ainda”, sugere.
Segundo a psicóloga da escola Upaon-Açu, Nathalia Cristina Pereira Pinto, a pessoa pode sair com um resultado vitorioso mesmo se preparando apenas durante a 3ª série do EM, mas para isso precisará de um planejamento que incluirá além dos estudos, certos momentos de lazer. “ É necessário o planejamento para que se saiba qual o melhor momento de rendimento nos estudos, para relaxar e qual o tempo necessário, pois não é ideal que seja um dia todo dedicado para o lazer, mas apenas uma parte. É preciso ter em mente que não vai ser possível aprender tudo em um dia. Esse tipo de pensamento pode ocasionar um estresse psicológico, e os momentos de lazer são fundamentais para que se possa fazer outras coisas e se manter saudável.”, conclui.
O professor Manoel Francisco Bogea, que ministra as aulas de geografia na escola Upaon-Açu, avalia alguns momentos de distração para conseguir manter a calma. “O primeiro passo é a calma, mas como se manter a calma em um período onde há um congestionamento de conhecimentos que você vai ter que discernir na hora? Então aqui na escola temos preparado atividades que quebrem esse quadro de ansiedade dentro do alunos. Nós sabemos que este momento que a garotada vai viver é um momento de terror psicológico e pedagógico, todo acúmulo de conhecimento para dois dias. Então essa preparação de combate de ansiedade também é fundamental”, ressalta.