Estudantes do Upaon-Açu participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia
Competições para treinar o conhecimento podem ser a melhor maneira para aprofundar o conteúdo dado por professores em sala de aula e também uma maneira para as escolas descobrirem novos talentos. Desde 2005, o Brasil realiza a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que é promovida pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio)e disputada por estudantes do Ensino Médio, que têm seus conhecimentos testados através de provas objetivas teóricas e de múltipla escolha.
Em sua 12ª edição, as provas da primeira fase da OBB foram aplicadas no último sábado, 09, em todo o país. O objetivo da competição é despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos e promovendo a sua capacidade de crescimento intelectual, econômico e social. Além disso, visa divulgar inovações científico-tecnológicas para os estudantes de nível médio e possibilitar o intercâmbio de ideias e relações amistosas entre jovens de diferentes países.
Em São Luís, cerca de 90 estudantes do Ensino Médio da escola Upaon-Açu responderam as provas da primeira fase. O professor de Biologia, Israel de Oliveira, destaca que “é muito importante oportunizar aos estudantes esse tipo de atividade, pois é um incentivo para a busca e fixação de mais conhecimento. Através das provas, alguns alunos conseguem até mesmo perceber alguma deficiência de conhecimento de conteúdo, que no momento do exame é necessitado. O aluno percebendo essa deficiência, ele pode focar nessa parte específica do estudo e tentar melhorar para não ser surpreendido em outras questões que tratem do assunto ou provas de conhecimento que abordem também o assunto, a exemplo o ENEM”.
Já o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Samuel Omena, comenta que foi a experiência e a possibilidade de testar seu conhecimento que o fez realizar a prova. “A prova da primeira fase da Olimpíada é bem contextualizada e parecida com as questões do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], principalmente no que diz respeita às questões sobre atualidade, então temos a possibilidade de testar nossos conhecimentos, somar mais uma experiência e motivar-se a estudar mais ” diz o estudante.
Neste primeiro semestre, cinco Olimpíadas estão com as inscrições abertas para escolas públicas e particulares participarem das competições de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Astronomia.
ALUNOS CLASSIFICADOS NA 1ª FASE
Chrysthyan Rhayhan Souza de Oliveira – 3º A
Esther Silva de Araújo – 3º A
Lucas Hewitson Froes Santos – 3º B