I Mostra Cientifica e Cultural movimenta o Upaon-Açu
A segunda etapa da Mostra Cientifica e Cultural, realizada no sábado, na escola Upaon-Açu movimentou e envolveu alunos, corpo docente e visitantes no universo fantástico da matemática.
O tema surgiu após a divulgação de que os anos 2017 e 2018 formariam o Biênio da Matemática no Brasil, que homenageia Joaquim Gomes de Sousa, considerado o primeiro matemático brasileiro e, coincidentemente, maranhense.
Inovação foi a palavra-chave, desde a concepção do novo formato, que visa a iniciação cientifica do aluno desde o ambiente escolar, até os trabalhos apresentados pelas equipes na manhã de sábado.
Mobilidade urbana, com foco em acessibilidade para deficientes visuais e físicos, também foi um dos temas escolhidos pelos participantes da Mostra. Para a aluna Tassiane Sales, do 2º ano do ensino médio, a conscientização é um dos pontos que mais devem ser trabalhados no cotidiano. “ As pessoas hoje em dia, que não tem nenhum tipo de deficiência, não ligam para esse assunto, mas para as pessoas com deficiência, um piso tátil e uma rampa rebaixada é muito útil, então isso muda totalmente o lugar onde eles estão”, ressalta.
Estimulados a pensar fora da caixa, dar um passo além do normal e pesquisar a fundo sobre temas diversos que convergiam na matemática, os alunos foram elogiados pela equipe docente e visitantes do evento.
Para o coordenador de projetos, Genilson Chagas, “ Nesses últimos tempos a gente pôde perceber o quanto os alunos fizeram para conquistar aquilo que a gente gostaria, que eles fossem investigar, que dessem valor de fato à pesquisa, os contatos que eles tiveram com universitários, empresários, com representantes de outros segmentos. A gente conseguiu despertar neles a ideia de que a pesquisa é muito além do que se pensa. Tiveram que encarar diferentes situações, diferentes modalidades, saber como desenvolver o produto, desenvolver o conteúdo, então eles tiveram que trabalhar inúmeras competências, com atitude proativa e com um senso de responsabilidade maior ”.