Método Montessoriano visa à evolução da criança de forma completa e equilibrada
Maria Montessori – nascida em 31 de agosto de 1870 e que viveu 82 anos – foi educadora, médica, católica, pedagoga e feminista italiana, conhecida pelo método educativo que desenvolveu, muito utilizado hoje em dia em escolas públicas e privadas em todo o mundo. Essa metodologia de ensino visa à evolução da criança de forma completa e equilibrada.
De acordo com esse modelo, a educação, sobretudo a pré-escolar, deve privilegiar a busca direta e pessoal do conhecimento, por meio do manuseio dos objetos e de atividades práticas. Desta forma, é possível se desenvolver a esfera motora e a das sensações do aluno, não só em caráter individual, mas também coletivo.
No Método Montessoriano, o saber não é imposto compulsoriamente ao aprendiz. É construído por ele, com o apoio de materiais montessorianos, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante. O aluno aprende a manipular esses materiais, despertando em si o potencial inventivo e da busca pelo conhecimento, pelo aprendizado prático. Nesse contexto, o professor é aquele que examina atentamente o comportamento e o desenvolvimento das crianças, dando estímulos na busca pelo saber de forma criativa, prazerosa e lúdica.
Essa é a metodologia adotada por nós, do Upaon-Açu, para a promoção da educação de nossos alunos. Além de nos preocuparmos com a assimilação do conhecimento pelo estudante, em sala de aula, objetivamos que eles desenvolvam capacidades e competências próprias para encontrarem seus métodos de conhecer o mundo em que vivem.
Assim como Maria Montessori, que desenvolveu esse método a partir de cuidadosas observações, nós, do Upaon-Açu, não perdemos a profunda reverência pelo ser humano. O próprio contexto gerado pelo método estimula a psique dos alunos e os prepara para a vida. Estamos atentos, igualmente, em orientar aqueles que podem vir a zelar pela educação de futuras gerações, os mestres que os alunos de hoje poderão se tornar ou outras profissões que desejam assumir.