Nota de esclarecimento
Srs. Pais e responsáveis, São Luís, 07/02/2020.
Em face às determinações do Procon/MA, vimos torná-los cônscios que a Escola Upaon- Açu apresentou, desde dezembro, todas as respostas ao referido órgão, aguardando, portanto, a conclusão. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer aos senhores quais ações pedagógicas estão sendo feitas a fim de que possamos preservar a operacionalização das aulas, visto que não fomos impedidos de realizá-las.
Pedimos que observem as práticas adotadas por nossa escola na efetivação das atividades cujo material se encontra até o momento com a venda suspensa:
- Uso do livro didático pelos alunos que adquiriram antes da suspensão do Procon/MA;
- Projeção feita pelo professor contemplando as atividades referentes ao item 1. Os alunos registram em seus cadernos pessoais a resolução dos exercícios passados em sala, para que possam, ao adquirirem o programa, transcrever para o material impresso (livro);
- Uso dos recursos do Portal e da Plataforma Digital pelos professores em sala, para que todos os discentes possam acompanhar o conteúdo;
- Suspensão das tarefas de casa, considerando que há alunos que ainda estão sem o material devido à suspensão da venda;
- As atividades realizadas, em sala, são desenvolvidas por meio de dinâmicas colaborativas de aprendizagem, com o intuito de auxiliar pedagogicamente os alunos que ainda não possuem o material didático;
- As ferramentas avaliativas, no período de realização, serão baseadas em listening, speaking and writing, com a presença dos próprios professores de Inglês na sala de aula, por meio de atividades guiadas, fazendo uso dos recursos atualmente disponíveis para todos os alunos.
Mantemos o compromisso educativo, essência do Upaon, pautado na nossa autonomia pedagógica, estando essa firmada na legislação brasileira, considerando também as normativas da BNCC e os novos paradigmas que fecundam o repensar da escola, sua função social e o novo processo de aprendizagem que oportuniza um avanço significativo para nossas crianças e adolescentes, no que se refere ao ensino da Língua Inglesa nas instituições voltadas para a Educação Básica.
Por último, nossa escola agradece todas as manifestações de apoio à adoção do Programa, de carinho e, principalmente, pela confiança, e espera que essas situações sejam resolvidas em breve, no profundo respeito às crianças e adolescentes que ajudamos a formar, não só para o futuro, mas, sobretudo, para o presente.
A DIREÇÃO.