O segundo dia da XXIV Feira Cultual do Upaon, dia 30, apresentou as produções do Fundamental II e Ensino Médio a respeito da importância da Luz
Visando estimular os alunos do Upaon à busca de um futuro sustentável e de conhecimentos acerca da importância da luz para a sociedade, a escola realizou, em seu ginásio, a segunda etapa da XXIV Feira Cultural, dia 30 de maio, desta vez com estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio. Incentivados pela determinação das Organizações das Nações Unidas (ONU), que intitulou 2015, como sendo o Ano Internacional da Luz, a escola estabeleceu o tema da feira de “Upaon, à luz do conhecimento”.
Glenda Gonçalves Oliveira, diretora pedagógica do Fundamental II, falou um pouco sobre a temática da amostra científica: “Toda Feira é muito emocionante. Na verdade, é o resultado de um trabalho feito durante meses. A cada início de ano letivo, já se pensa em um tema possível, porque se sabe que a feira cultural é um evento esperado por toda a escola. Atinge desde a Educação Infantil ao Ensino Médio”, explica.
Aberto ao público, o evento aconteceu das 18h30 às 21h. A abertura nesta segunda etapa sempre traz a participação do grupo de teatro da escola, que emociona a plateia! De tirar o fôlego, este ano, a Companhia Circo Tá na Rua, apresentou como elemento surpresa, acrobatas no tecido, que chegaram ao teto do ginásio, malabares de LED, fitas florescentes e tochas de fogo completaram o cenário especialmente preparado para iluminar os presentes. A prof. Elsa Balluz, diretora geral, lembrou ainda que a verdadeira luz que ilumina mentes e corações vem de Deus, fonte inesgotável de amor e vital energia.
As equipes do Fundamental II e do Ensino Médio apresentaram suas produções, mostrando que a humanidade sempre se utilizou da Luz, primeiro do sol e das estrelas, depois do fogo, que mudaria radicalmente seu estilo de vida, inclusive culturalmente, quando em volta do fogo se reuniam para celebrar por meio danças e rituais, até chegar nos tempos atuais em que a luz se exibe como base de muitas tecnologias, como por exemplo, o processo científico da luz na fotografia e a relevância dela nesse contexto, também seu uso na medicina, no cinema, o LED e nas fontes de energias renováveis.
Para Luis Rodrigues, aluno do 2º ano do Ensino Médio, a experiência da feira foi muito enriquecedora. “Nós desconhecíamos, até então, a importância da iluminação nos ambientes; ou os tipos de luzes, ou como é necessária para usar na fotografia, e conheci mais sobre o assunto”, revela.
Assim como na primeira etapa, a ideia foi aguçar o espírito inventivo e a adoção de uma postura consciente, responsável e colaborativa dos alunos, além de proporcionar conhecimentos sobre ciência e tecnologia de uma maneira criativa e lúdica.