Todos juntos pela paz
No mundo, existem diversos conflitos que acometem a vida de milhares de crianças e jovens, como a guerra entre a organização terrorista árabe Hizbollah e Israel que levou a mais de mil mortos no Líbano e mais de cem em Israel entre os meses de julho e agosto deste ano.
No Brasil, embora não existam guerras “declaradas”, os números da violência são alarmantes. De acordo com o Mapa da Violência 2014, o país ocupa o sétimo lugar no ranking dos 100 países mais violentos. Em São Luís, segundo as estatísticas do site da Secretaria de Segurança Pública do Estado, no mês de agosto foram contabilizados 91 homicídios. Estes números demonstram que é preciso agir e que a sociedade precisa de mudanças positivas.
Outro trecho da Carta Aberta: “Gandhi ensinava que, se desejamos a paz, devemos nos preparar para ela, sendo a própria paz o caminho e cabendo a cada um de nós sermos a mudança que desejamos para o mundo”.
Portanto, diante dessa realidade e com base na reflexão inspirada por Gandhi e outros tantos ícones da paz mundial, como Madre Tereza de Calcutá e Martin Luther King, no ultimo final de semana de agosto foi realizada, na Avenida Litorânea, a “Caminhada da Paz”, promovida pela Escola Upaon-Açu, com o objetivo de alertar e sensibilizar as pessoas de que é preciso agir para que se possa ter uma sociedade mais fraterna. Este ano, o evento teve como tema “Caminhada pela vida e segurança das crianças e adolescentes do mundo”