UPAONU transforma o Upaon-Açu nas Nações Unidas
A I Simulação Upaon da Organização das Nações Unidas (UPAONU) foi idealizada e organizada por alunos e ex-alunos, que ao participarem de eventos semelhantes, sugeriram que a escola fizesse o seu próprio modelo. De acordo com Débora Puça, diretora pedagógica do Ensino Médio, a primeira edição do UPAONU, realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, teve como tema principal “O papel do estado na sociedade contemporânea”, e propôs discussões sobre a atuação dos estados nacionais frente aos problemas enfrentados na atualidade.
Esta ação buscou representar o funcionamento da ONU e seus organismos, como o Conselho de Segurança e Assembleia Geral. Os 96 estudantes do ensino médio que participaram da simulação foram convidados a seguir todos os protocolos da Organização para solucionar conflitos por meios diplomáticos. Sendo uma atividade complementar ao ensino padrão da sala de aula, o projeto traz aos alunos do Upaon-Açu a oportunidade discutir e refletir sobre diversos temas da agenda internacional como direitos humanos, economia política, segurança, paz e meio ambiente. Ao buscarem soluções para tais problemas internacionais, os alunos colocam em prática suas aptidões com oratória, capacidade de negociação, cooperação, tolerância e liderança.
Os três dias de UPAONU transformaram a escola na sede nas Nações Unidas, para Iago de Amorim de Sousa, aluno do terceiro ano escolhido com Secretário Geral, a experiência vivenciada será levada para toda a vida. “A UPAONU é uma forma única de obter conhecimentos essenciais para nossa formação, tivemos a oportunidade de discutir temas atuais”, ressalta e explica que a ação contou com três comitês: o Conselho de Segurança que debateu o avanço do Estado Islâmico, Conselho dos Direitos Humanos que abordou a liberdade religiosa e violência, e por fim, a Organização Mundial da Saúde trouxe a bioética como tema.
Segundo a coordenadora do projeto Débora Puça, todo o material produzido durante a simulação será reunido e servirá como objeto de pesquisa para outras atividades pedagógicas da escola. “Estamos orgulhosos de nossos alunos, construíram um conhecimento coletivo e de forma democrática, que será muito útil em suas vidas e para as futuras gerações”, ressaltou.