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Proposta Montessori

A proposta pedagógica montessoriana, desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori, é baseada na ideia de que as crianças são naturalmente curiosas e têm uma capacidade inata de aprender. O objetivo principal é criar um ambiente de aprendizagem autônomo, onde as crianças possam explorar seu potencial máximo.

O método Montessori enfatiza o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Ele valoriza a liberdade de escolha e autodireção, permitindo que as crianças sigam seus interesses individuais e aprendam em seu próprio ritmo.

A sala de aula Montessori é cuidadosamente preparada para oferecer um ambiente rico em estímulos e materiais educativos adequados ao desenvolvimento da criança. Os materiais são projetados para serem manipulativos e auto corretivos, permitindo que as crianças aprendam através da experimentação e descoberta.

Além disso, o papel do educador no método Montessori é o de um guia ou facilitador, observando e apoiando o progresso individual de cada criança. O educador cria um ambiente de respeito mútuo, encorajando a colaboração e a responsabilidade.

A proposta pedagógica montessoriana também enfatiza a importância da educação para a paz, promovendo o respeito pelos outros, pela natureza e pelo mundo em geral. Ela busca desenvolver nas crianças habilidades sociais, emocionais e éticas que as preparem para serem cidadãos conscientes e compassivos.

Em resumo, a proposta pedagógica montessoriana busca proporcionar um ambiente de aprendizagem estimulante, baseado na liberdade, na autodireção e no respeito mútuo, onde as crianças possam desenvolver todo o seu potencial de forma integral.