Teste

Educação Infantil

Conheça a Educação Infantil do Upaon-Açu

Nesta etapa a escola oferece aos alunos ambientes preparados, que proporcionam excelentes oportunidades de interação no grupo, além de rica experiência com material concreto. Aqui são lançadas as sementes para a formação cidadã, por meio da socialização e o desenvolvimento das potencialidades de cada criança, que experimenta a livre escolha, pela construção da autonomia.

Nesta etapa a escola oferece aos alunos ambientes preparados, que proporcionam excelentes oportunidades de interação no grupo, além de rica experiência com material concreto. Aqui são lançadas as sementes para a formação cidadã, por meio da socialização e o desenvolvimento das potencialidades de cada criança, que experimenta a livre escolha, pela construção da autonomia. 

A neurociência destaca que as crianças aprendem melhor quando interagem em diferentes idades, entre si, como afirma Maria Montessori, mestra inspiradora, que criou o Sistema Montessori, que adotamos. Nas salas Agrupadas, com base na observação da nossa equipe, podemos agrupar crianças a partir de *1 ano e 6 meses até 3 anos, considerando sua autonomia e desenvolvimento, respaldados também por Piaget e Vygotsky, renomados cientistas da educação. 

O Método Montessori é único com um currículo estruturado para esta fase. Ele está distribuído em áreas de desenvolvimento: Linguagem, Vida Prática, Desenvolvimento Sensorial, da Mente Matemática, Educação Cósmica (Ciências, História e Geografia), Psicomotricidade/Recreação, Música, Inglês (RES.n.84/CEE/MA), além de Inteligência Socioemocional e Temas Culturais. A abrangência montessoriana é plenamente contemplada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 

Agrupada I*- até 3 anos incompletos. Em dois níveis, I e II. (Antigo Maternal)

Agrupada II – 3 anos completos até 31/03(do ano da matrícula).

Agrupada III – 4 anos completos até 31/03(do ano da matrícula).

Agrupada IV – 5 anos completos até 31/03(do ano da matrícula). Data de corte (31/03) é determinada pelo CNE – Conselho Nacional de Educação. 

Previous slide
Next slide

Horário de funcionamento

Matutino

7h30 as 11h30

Vespertino

13h30 as 17h30

Nosso Sistema de Avaliação

A avaliação nessa etapa é processual, sem caráter de promoção, e visa acompanhar o processo de aprendizagem, possibilitando à professora adequar atividades no ambiente preparado, para melhor estimular as potencialidades dos alunos. Bimestralmente, os pais recebem um relatório com registro das observações.

Sobre o processo de Adaptação

O ingresso na escola é, para a criança, uma experiência nova, que, naturalmente, envolve ansiedade, curiosidade, e em alguns casos, até medo. Para lidar com estes sentimentos, os pequeninos observam tudo e precisam sentir que seus pais e responsáveis estão seguros na tomada de decisão ao matricular na escola.

Para possibilitar à criança um tempo para conhecer o novo ambiente que lhe é apresentado e sentir-se segura nele, recomendamos que se faça acompanhar de um dos pais ou de alguém do seu convívio familiar durante o período de adaptação, assim a separação será tranquila. 

Adotamos um horário mais flexível na primeira semana de aula, e, ao longo dos dias, o horário de saída pode variar até chegar no programado para o ano letivo. A Coordenação e as professoras orientarão os pais sobre os procedimentos corretos para que o processo de adaptação aconteça da melhor forma possível.

Francisca Borba

Diretora Pedagógica

Ana Lucia Veras

Coordenadora Pedagógica

Luzia Carvalho

Coordenadora Pedagógica